A nutrição oncológica é a área que foca no acompanhamento nutricional do paciente que foi diagnosticado e está iniciando ou em tratamento. Essa especialidade consegue trazer mais qualidade de vida para o paciente, reduzindo os seus sintomas incômodos e evitando problemas como desnutrição.
A nutrição oncológica é uma especialidade que tem como principal objetivo acompanhar o paciente com câncer durante o seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento, considerando todas as suas necessidades nutricionais para evitar complicações e aumentar a qualidade de vida de forma geral.
Avaliação detalhada considerando o tipo e estágio da doença para personalizar o cuidado nutricional.
Adaptação das estratégias nutricionais baseada na localização específica do tumor.
Ajustes nutricionais específicos para cada tipo de tratamento oncológico.
Manejo nutricional direcionado para minimizar efeitos colaterais do tratamento.
Avaliação completa do estado nutricional e de saúde para otimizar resultados.
Durante o tratamento é comum haver mudanças alimentares por causa dos sintomas da própria doença ou por efeitos colaterais do tratamento. Além das mudanças alimentares, que normalmente incluem a redução de ingestão de alimentos, também há alterações no metabolismo que predispõe o emagrecimento.
A perda de peso é muito comum em pacientes oncológicos, especialmente em idosos e naqueles pacientes que enfrentam uma série de efeitos colaterais, como a perda do apetite, náuseas, vômitos, fadiga e alterações no paladar. Para lidar com isso, algumas estratégias, como fracionar as refeições ao longo do dia e, se necessário, usar suplementos alimentares, ajudam a garantir um aporte calórico-proteico adequado.
Prefira alimentos frios ou gelados e diminua ou evite o uso de temperos fortes na preparação dos alimentos. Coma pequenas porções várias vezes ao dia. Evite líquidos durante as refeições e prefira consumi-los nos intervalos entre elas.
Aumente a ingestão de líquidos, como água, chá, suco. Evite alimentos laxativos, como doces concentrados, leite de vaca, creme de leite, manteiga. Prefira alimentos como arroz branco, batata, banana prata, maçã sem casca e carnes magras.
Estratégias como ajustar a temperatura dos alimentos, usar ervas e temperos naturais, e experimentar novos sabores podem ajudar a lidar com as alterações de paladar durante o tratamento. Mantenha boa higiene bucal e experimente diferentes texturas e preparações.
O ganho de peso em pacientes oncológicos pode ocorrer antes do diagnóstico, devido a um estilo de vida sedentário, ao uso de medicamentos ou por mudanças no metabolismo durante o tratamento. Para controlar esse ganho, é importante priorizar uma alimentação equilibrada em nutrientes, com porções adequadas visando a manutenção do peso.